Pragas e doenças de orquídeas

O questionário abaixo diz respeito a uma parte da minha monografia para conclusão do curso de especialização em Proteção de Plantas, na Universidade Federal de Viçosa.



Dentre os objetivos, estão: levantar quais as pragas mais importantes que assolam a orquideocultura brasileira, e o que vem sendo feito no controle das mesmas; propor ajustes horticulturais como medidas de controle de pragas, e; dar o devido retorno de informações à sociedade orquidófila que está contribuindo com este trabalho.

Peço que faça a gentileza de responder, pois é o primeiro levantamento deste tipo de informação na orquidofilia brasileira.

Para auxiliar no questionário segue um guia ilustrado com fotos dos principais sintomas de pragas, doenças, desordens nutricionais, queimaduras de Sol nas folhas, vírus, algas, líquens, líquens e ervas daninhas que atrapalham o desenvolvimento das orquídeas.

A correta interpretação dos sintomas é crucial para o controle eficiente de pragas, que necessariamente se inicia com a identificação do problema, ou seja, sendo pragas, doenças, desordens nutricionais, queimaduras pelo Sol, etc. as medidas de controle são diferenciadas.

Sintomas de ataques do inseto Tripes:



Pulgões atacando flores e brotos das orquídeas:

Sintomas de ataques de percevejos:

Outros insetos que podem atacar as orquideas:

Algas, líquens e musgos afetam o desenvolvimento:

Ataque do mofo-cinzento nas flores orquídeas:

Ervas daninhas infestando vasos das orquídeas:

Podridão fungica em brotos e pseudobulbos:

Caramujos e lesmas:

Manchas foliares causadas por diversos fungos:

Ataque de cochonilhas:

Ataque de ácaros nas folhas:

Queimadura solar:

Manchas foliares por deficiência nutricional: