Substratos para orquídeas

Os substratos para orquídeas é uma mistura feita de folhas decompostas e matéria orgânica. Este material pode ser feito aí na sua casa ou também comprado em lojas especializadas em produtos para cultivos de plantas.

Um extrato substrato para orquídea de qualidade deve ter, obrigatoriamente, uma boa densidade e também conter pedaços que propiciam uma boa drenagem da água e aeração.

Na internet, por exemplo, numa rápida pesquisa é possível encontrar inúmeros tipos de substratos para orquídeas. Esses substratos podem ser encontrados em lojas, como Cobasi e Terra Zoo, e seu valor não passa de R$11.

No entanto, caso não tenha como comprar esses substratos no momento, você pode optar por fazê-los em sua casa mesmo. Não possui uma mesma eficácia do que os substratos industrializados, mas são uma medida paliativa.

Casca de Pinheiro: A casca desta árvore já é utilizada na fabricação da maioria dos substratos comercializado para orquídeas.

A casca de pinheiro representa cerca de 70% do total da mistura do substrato. A casca trata-se de um bom material porque permite que as orquídeas estendam facilmente suas raízes, proporcionando uma boa manutenção de aperto.

Caso você pegue este material diretamente na natureza, saiba que é preciso deixar alguns dias envelhecendo na luz solar e ao ar livre, pois é preciso que passe pelo processo de desinfecção, já que contém taninos e resinas totalmente prejudiciais para a planta.

Casca de Pinus como substrato para orquídeas

Casca de Pinus Moída para plantio de orquídeas

Carvão vegetal: O carvão vegetal é um grande aliado no cultivo de epífitas. Isto porque este material é totalmente rico em carbono com uma lenta combustão.

No entanto, tenha um pouco de cuidado. É preciso que este carvão seja sem nenhum aditivo. Especialistas no cultivo de cartão sugere que lave cuidadosamente antes de utilizá-lo.

Carvão Vegetal também pode ser usado como substrato para orquídeas