Como cuidar de Phalaenopsis

Vamos falar sobre os cuidados com as Phalaenopsis.

Particularmente, eu considero uma das espécies mais fáceis de cuidar, pelo menos é com ela que tenho mais sorte.


Nesse tempo de cultivo eu aprendi algumas coisas sobre elas:

- Não gostam muito de água.

- Se você molha demais, suas folhas ficam cheias de água, apodrecem e caem.


- Eu molho as minhas que estão no VASO geralmente uma vez na semana, só molho duas se estiver muito calor. Mas como tem uma que sempre foge a regra,  eu coloco o dedo indicador dentro de cada vaso e sinto se o substrato ainda está úmido.

 Só molho se estiver completamente seco.
Já percebi que não tem uma regra, pois uma orquídea reage diferente da outra, talvez pelo tipo de substrato que varia, o vaso em que estão e até o ambiente. Na minha casa fiz um orquidário com telha normal e telha de vidro, então não recebem  muito calor, por isso as minhas precisam menos de regas do que a de outras pessoas.

Por isso uso o "dedômetro" para verificar se precisa de rega ou não.
Quando acho que precisa, molho bem o vaso. Deixo bastante água cair para ter certeza que todas as raízes e todos os substratos foram atingidos. Tomo cuidado para não deixar a água empoçar embaixo do vaso, por isso, fiz um espaço com pedra brita embaixo e ali coloco todos os vasos.



- Já as phalaenopsis que ficam nas árvores ou nos meus arranjos de tronco, molho dia sim, dia não. E se estiver calor ou o tempo muito seco, rego todos os dias.

- Costumo molhar sempre pela tarde nos dias de semana e no final de semana pela manhã. Depois que adotei isso, é raro perder orquídeas. Tem gente que aconselha na parte da tarde, por volta de 16h, tem que aconselhe pela manhã, mas é fato que ninguém aconselha a molhar à noite.. Como cada um diz uma coisa, adotei o que era melhor para a minha rotina.

- Comprei um adubo, chamado Peter, que é um adubo foliar, na formulação indica que seja usado semanalmente, mas observei algumas manchas amareladas nas orquídeas, passei para 15 em 15 dias e já observei melhora. Não sei se foi coincidência ou não.

- Na dúvida, não adube, coloque mensalmente um pouco de canela em pó no vaso, porque induz a floração.

- Ah! E a canela em pó também induz o crescimento de novas mudas. Para isso, quando as flores caírem, corte no terceiro nó (conte da folha para a ponta da haste) e corte ali. Coloque canela em pó no corte que você fez na haste (para cicatrizar) e coloque também no susbtrato.